top of page

A METAMORFOSE DOS PÁSSAROS VENCE EM BERLIM

O filme de Catarina Vasconcelos venceu o Prémio FIPRESCI, atribuído pela Federação Internacional de Críticos de Cinema, na secção Encounters, a nova secção competitiva da Berlinale – Festival Internacional de Cinema de Berlim.

“A Metamorfose dos Pássaros”, primeira longa-metragem de Catarina Vasconcelos, foi distinguida pela crítica internacional com o Prémio FIPRESCI. A distinção foi obtida na recém-criada secção de Encontros da septuagésima edição do Festival de Cinema de Berlim, a 28 de Fevereiro. O filme teve a sua estreia mundial em Berlim e corresponde à segunda aventura de Catarina Vasconcelos pelo mundo da realização. Em 2014, havia realizado a curta-metragem documental Metáfora ou a Tristeza Virada do Avesso. Além de Berlim, irá marcar presença em mais de dez festivais internacionais. Descrito pelo júri como uma “estreia profundamente pessoal, terna e poética”, para Catarina Vasconcelos o nascimento deste projeto foi “um processo altamente íntimo e pessoal”, revelou à agência Lusa. Desenvolvido ao longo dos últimos seis anos, o filme foi integrado na secção Encontros do Festival de Cinema de Berlim, tendo sido esta inaugurada e programada pela nova direção artística do festival.

artigo_metamorfose_INVERT2.jpg

À medida que a exposição, sucesso de bilheteira de Barbican Centre, Masculinities: Liberation Through Photography, abre, vemos como algumas das produtoras de imagem femininas abordam a experiência masculina multifacetada, no seu trabalho.

ā€‹

Numa série de quartos distribuídos por dois andares do Barbican Centre, a nova exposição Masculinities: Liberation Through Photography exibe o trabalho de quase 60 produtores de imagem que abordam as complexidades e contradições, sobre o que significa ser masculino. O enorme evento, inclui trabalhos desde os anos 60 até aos dias de hoje – um total de 600 obras – de fotógrafos que evitam ou subvertem os conceitos tradicionais sobre masculinidade.

 

Numa altura em que as ações dos homens são escrutinadas e sabemos perfeitamente o que representa uma masculinidade hegemónica, tóxica ou frágil, Liberation Through Photography, explora as várias nuances da experiência masculina, para além de estereótipos, e como se têm desempenhado na imagiologia artística ao longo das décadas.

BOYS BY GIRLS

artigo_boysbygirls 4.jpg
artigo_mƃĀŗsicos.jpg

festival fantasporto

A vida dos músicos das ruas do Porto deu um filme

“Por Detrás da Moeda” é a primeira longa-metragem de Luís Moya e mostra a vida de seis músicos que atuam pelas ruas do Porto. A antestreia aconteceu a 29 de Fevereiro, na 40ª edição do Festival Fantasporto.

A paixão pelo cinema de Luís Moya vive em paralelo com as suas funções como repórter de imagem em televisão. “Um dia gostava de me dedicar a 100% ao cinema, só não o faço por questões monetárias”, explicou em entrevista ao Observador. O realizador, que estudou cine-vídeo na Escola Superior Artística do Porto e na Escola de Artes Saint-Lukas em Bruxelas, tem desenvolvido alguns projetos de cinema independente, curtas-metragens, onde a ficção e o documentário se fazem notar.

Luis-Miguel-Azevedo_Portugal-Underground

portugal underground 

O País escONDIDO à Noite

A galeria de Fotografias de Luís Miguel Azevedo que revela um pouco mais da noite underground em Portugal.

Portugal é um dos países mais antigos da Europa. São pedaços de história em conjunto com os costumes do nosso povo que tornam Portugal um país único e singular. Mas existe um Portugal alternativo, um Portugal obscuro escondido nas nossas cidades, e ao qual nem todos têm acesso…

bottom of page