top of page
Home: About
Cópia_de_artigo_iminente.png
Cópia_de_artigo_iminente.png

MÚSICA

FESTIVAL IMINENTE EMERGENCY

EDIÇÃO ONLINE

O valor dos bilhetes irá reverter para dois hospitais de referência no tratamento do novo coronavírus em Portugal.

fotografia2.jpg

ARTES MEDIÁTICAS

BOYS BY GIRLS

RETRATOS DE MASCULINIDADE POR MULHERES FOTÓGRAFAS

A exposição que é sucesso de bilheteira de Barbican Centre mostra como algumas das produtoras de imagem femininas abordam a experiência masculina multifacetada, no seu trabalho.

Reli-2.jpg

LEITURA

RELI

A REDE DE LIVRARIAS QUE ENFRENTA A CRISE DO MERCADO 

Uma associação livre de apoio mútuo, composta por livrarias de todo o território português, sem ligação a redes e cadeias dos grandes grupos editoriais.

artigo_coimbra2.png

ARTES BELAS

WANDER

A NOVA APLICAÇÃO PARA ENCONTRAR ARTE URBANA

A aplicação Wander permite fotografar obras de arte urbana e registar a localização para que outros utilizadores as possam encontrar.

“É uma mistura de Instagram com Google Maps.”

José Braga conhecia vários artistas de rua em Coimbra que “sentiam que não estavam a ser valorizados”. “Havia pessoas que seguiam o trabalho deles no Instagram e que lhes perguntavam onde ficavam alguns dos sítios onde faziam os graffiti”, conta o estudante de 20 anos. Wander, a aplicação que desenvolveu com os colegas Diogo Antunes, João Borges, José Simões e Rodrigo Martins para a cadeira de Processos de Gestão e Inovação – disciplina inserida no 3.º ano da licenciatura em Engenharia Informática, na Universidade de Coimbra –, quer ajudar a acabar com essa situação.

Utopia-Deferred-versus-Utopia-Now-Image-

CONTRACULTURA

O MOVIMENTO DE CONTRACULTURA

NA SOCIEDADE E NA ARTE

Utopia-Deferred-versus-Utopia-Now-Image-

O nosso relato sobre o movimento de contracultura do século XX, que despontou nos anos 60 e marcou a última metade do século anterior no ativismo, movimentos sociais e artes.

ARTES BELAS

BANKSY

A VIOLÊNCIA  NO DIA DOS NAMORADOS

A ARTE DEVE CONFORTAR OS PERTURBADOS E PERTURBAR OS CONFORTÁVEIS.

download.jpg
BANKSY

O artista de rua britânico  Banksy  deu um presente de Dia dos Namorados à sua cidade natal de Bristol, no oeste de Inglaterra: um novo mural de uma menina com uma fisga e uma explosão de flores vermelhas. 

ARTES MEDIÁTICAS

A METAMORFOSE DOS PÁSSAROS 

VENCE em berlim

Eu faço design e depois há uma série de coisas que o design não permite, que tem a ver com estas questões muito mais existencialistas, e quando questionamos o mundo, como é que o conseguimos materializar? O cinema possibilita a materialização de algumas questões que não têm resposta.

CATARINA VASCONCELOS
catarina2.jpg

O filme de Catarina Vasconcelos venceu o Prémio FIPRESCI, atribuído pela Federação Internacional de Críticos de Cinema, na secção Encounters, a nova secção competitiva da Berlinale – Festival Internacional de Cinema de Berlim.

ARTES BELAS

FEALDADE É DESVALORIZADA

EM DEFESA DE QUADROS FEIOS

michaelfrank copy.jpg

Chamar algo, de feio, é como chamar algo de bonito. A partir do momento que o dizemos, torna-se complicado, tentar definir o que realmente significa.

MICHAEL FRANK

Escondido na cave do edifício da 1914 Art Deco, está uma coleção de quadros hediondos e desenhos perturbadores, de outro modo conhecido como Museum of Bad Art. 

SObre o jornal

DESIGN, ARTE & OPINIÃO

O Design, Arte & Opinião é um jornal vocacionado para a divulgação de arte e cultura que se desenvolvem num ambiente underground E Anti-mainstream.


O Design, Arte & Opinião posiciona-se como um projeto inovador destinado a ser liberto no seio da comunidade das Belas-Artes, com o objetivo de se proliferar e divulgar ao maior número de interessados uma variedade de projetos, causas, artistas, e eventos que acontecem à sombra das tendências e do que facilmente alcança a população.


O Design, Arte & Opinião defende a liberdade de expressão, alimenta a vontade de informar, e, acima de tudo, procura valorizar qualquer movimento que se veja obrigado a crescer sem apoios.

O Design, Arte & Opinião faz sempre uma clara separação entre a opinião, os textos jornalísticos e os factos, e dá espaço para se expressarem as vozes que normalmente não têm público para as ouvir.

 

Em conclusão, a essência do Design, Arte & Opinião concentra-se na rutura com o tradicional e com o abandono da “via principal”, pela qual normalmente nos deixamos arrastar sem questionar o destino das vias secundárias. Assim, o Design, Arte e Opinião considera-se um proclamador de segundas vias e de tudo o que se passa na margem.

O DESIGN, ARTE & OPINIÃO É UM JORNAL MARGINAL!

versão do jornal impresso

Sobre o Jornal

ficha técnica

DIRETOR DE REDAÇÃO: VICTOR DE ALMEIDA

SARA ENCARNAÇÃO

CHEFE DE REDAÇÃO

ARQUIVISTA

EditorA DE TEXTO

MARTA PASCOAL

EditorA DE TEXTO

CATHARINA LIMA

EditorA DE IMAGEM

MARIA HORTA

CHEFE DE REDAÇÃO

ARQUIVISTA

EditorA GráficA

VADYM SKASKIV

Editor Gráfico

Gonçalo COsta

Editor Gráfico

bottom of page